Estação Ribeirão Pires - Antônio Bespalec - SP - Brasil



No dia 28 de Junho de 1861, Antonio José de Moraes vendeu parte do Sítio Ribeirão (dos)Pires à ferrovia. Este por sua vez havia pertencido a José Alves Siqueira falecido em 1845 e a sua viúva Francisca Alves Bicudo. Foi nesta área onde mais tarde foi construído o Armazém e a Estação. Em 16 de Fevereiro de 1867 com a ligação São Paulo-Santos a estrada de ferro inaugurou o tráfego provisório ficando a atual cidade de Ribeirão Pires como ponto estratégico de parada para abastecimento de água das locomotivas movidas a vapor. O ramal ferroviário existente entre Rio Grande da Serra e Suzano já havia sido projetado em 1862 pelo Engº M.D. Fox o idealizador dos planos inclinados da serra. O traçado idealizado é o mesmo do existente atualmente ligando Rio Grande a Mogi das Cruzes passando pelo território de Ribeirão Pires ramal ainda ativo para o transporte de cargas. Mas a estação Ribeirão Pires foi inaugurada apenas em 1º de Março de 1885. A estação funcionava ao lado da atual, num prédio ainda existente, o Armazém. Em torno da estação já havia alguns italianos mas os sitiantes eram de predominância germânica e as atividades que predominavam eram o das olarias e extração de madeira, mas criou-se, em fevereiro de 1887, a Colônia dos Imigrantes Italianos.[1]

A vila em torno da estação cresceu bastante e se tornou município em 1953. Assim como a de Rio Grande da Serra, a estação ainda é a mesma do início do século. Hoje atendem aos trens metropolitanos da CPTM.

Em 2016, o nome da estação foi alterado para Estação Ribeirão Pires - Antônio Bespalec em homenagem Antônio Bespalec, arquiteto, urbanista e secretário de Meio Ambiente na gestão do ex-prefeito da cidade Clóvis Volpi. Bespalec faleceu em 2008.[2]

Fontes: Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Ribeir%C3%A3o_Pires_-_Ant%C3%B4nio_Bespalec


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